segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

À Descoberta das Belezas em Granito da Aldeia

O granito é o suporte para a maioria das edificações desta aldeia, desde as casas ao empedrado das ruas estreitas, passando pelas belezas históricas feitas em granito, que se encontram em redor desta nossa aldeia.


Chafariz do Largo da Casa do Povo
Este é o principal chafariz da aldeia. Era este que antigamente abastecia a maior parte aldeia de água. Água esta que era recolhida numa mina situada na serra sendo uma água mineral muito boa. Hoje em dia este chafariz é abastecido com a mesma água que é abastecida a aldeia, vinda de uma exploração camarária situada no vale da ribeira desta aldeia.


Chafariz do Ribeiro.
Este é sem dúvida o Chafariz mais emblemático da aldeia. Este ainda é o único chafariz da aldeia que fornece água vinda directamente da nascente. Nascente esta que se situa Nas da Fonte.



Cruzeiro dos Malhões
É um singelo monumento em pedra granítica rústica, localizado no antigo caminho que liga a nossa aldeia à freguesia de Alverca da Beira, perto da Quinta do Braceiro.


Laija da Capela


Laija da Regadinha
Estas antigas laijas eram utilizadas para a malha do centeio, milho etc.

8 comentários:

  1. Óptimo trabalho que fizeste Vitor, os meus sinceros Parabéns, muito boa sincronização de imagens e comentários, assim como texto..

    Continua, pois assim a Trajinha nunca morrerá..
    Se precisares terás o meu apoio.

    ResponderEliminar
  2. Viva Nuno.

    É muito bom receber o vosso feedback, sobre este meu trabalho. Que serve para dar a conhecer a Trajinha ao Mundo, e tambem ás suas gentes que nela nasceram e por motivos profissionais tiveram que a abandonar, mas nunca se esquecendo da sua existencia.

    E muito obrigado pelo apoio demonstrado.

    ResponderEliminar
  3. Elisabete Pena Martins4 de setembro de 2010 às 19:26

    Muitos parabens pelo trabalho!Estás no bom caminho.Eu vou publicar no meu facebook para passar palavra!Não podemos deixar morrer a terra dos nossos pais e avós!

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada Beta pelo teu comentário.
    É com o nosso trabalho e dedicação que ajuda-mos a promover e a desenvolver a nossa terra, para que ela não caia no esquecimento.
    Volta sempre e deixa a tua marca no nosso Blog.

    ResponderEliminar
  5. Agradável surpresa encontrar a Trajinha na net.Foi com a lágrima no canto do olho que vi as fotos, do povoado, do chafariz e até da regadinha,espaços das nossas diabruras, pedras que nos deixaram marcas nas canelas. A Trajinha era o nosso mundo do faz de conta.Na foto do povoado, voltei a entrar em cada uma das casas e recordei os seus donos e de quando corriamos pelas ruelas e atirávamos uvas para cada janela q estivesse aberta e depois lá vinha o castigo.Na altura dos incêndios era uma festa para nós, pois todos se juntavam com giestas e lá iamos nós para atrapalhar.
    Parabéns e obrigada por este excelente trabalho.
    Stela Pena

    ResponderEliminar
  6. Trajinha.... Que saudades...
    Embora distante jamais por mim sera esquecida.
    Queridos AVOZINHOS, AVO CONCEICAO E AVO FRANCISCO PARA SEMPRE NO MEU CORACAO...
    Um sopro de vento...
    Um raio de sol...
    lembrancas... Recordaccoes...
    Minha Terrinha onde vivi quando pequenina...

    Ana Paula

    ResponderEliminar
  7. bom trabalho.gostamos muito.abraco.daniel e tania

    ResponderEliminar
  8. è com grande satisfação que vejo a Nossa Terrinha na Net.
    Victor obrigado por teres tido este teu trabalho, que dá a conhecere e a recordar a Mais linda Aldeia do Mundo. è nossa.

    Jose Julio "Freches"

    ResponderEliminar