Chafariz do Largo da Casa do Povo
Este é o principal chafariz da aldeia. Era este que antigamente abastecia a maior parte aldeia de água. Água esta que era recolhida numa mina situada na serra sendo uma água mineral muito boa. Hoje em dia este chafariz é abastecido com a mesma água que é abastecida a aldeia, vinda de uma exploração camarária situada no vale da ribeira desta aldeia.
Chafariz do Ribeiro.
Este é sem dúvida o Chafariz mais emblemático da aldeia. Este ainda é o único chafariz da aldeia que fornece água vinda directamente da nascente. Nascente esta que se situa Nas da Fonte.
Cruzeiro dos Malhões
É um singelo monumento em pedra granítica rústica, localizado no antigo caminho que liga a nossa aldeia à freguesia de Alverca da Beira, perto da Quinta do Braceiro.
Estas antigas laijas eram utilizadas para a malha do centeio, milho etc.
Óptimo trabalho que fizeste Vitor, os meus sinceros Parabéns, muito boa sincronização de imagens e comentários, assim como texto..
ResponderEliminarContinua, pois assim a Trajinha nunca morrerá..
Se precisares terás o meu apoio.
Viva Nuno.
ResponderEliminarÉ muito bom receber o vosso feedback, sobre este meu trabalho. Que serve para dar a conhecer a Trajinha ao Mundo, e tambem ás suas gentes que nela nasceram e por motivos profissionais tiveram que a abandonar, mas nunca se esquecendo da sua existencia.
E muito obrigado pelo apoio demonstrado.
Muitos parabens pelo trabalho!Estás no bom caminho.Eu vou publicar no meu facebook para passar palavra!Não podemos deixar morrer a terra dos nossos pais e avós!
ResponderEliminarMuito obrigada Beta pelo teu comentário.
ResponderEliminarÉ com o nosso trabalho e dedicação que ajuda-mos a promover e a desenvolver a nossa terra, para que ela não caia no esquecimento.
Volta sempre e deixa a tua marca no nosso Blog.
Agradável surpresa encontrar a Trajinha na net.Foi com a lágrima no canto do olho que vi as fotos, do povoado, do chafariz e até da regadinha,espaços das nossas diabruras, pedras que nos deixaram marcas nas canelas. A Trajinha era o nosso mundo do faz de conta.Na foto do povoado, voltei a entrar em cada uma das casas e recordei os seus donos e de quando corriamos pelas ruelas e atirávamos uvas para cada janela q estivesse aberta e depois lá vinha o castigo.Na altura dos incêndios era uma festa para nós, pois todos se juntavam com giestas e lá iamos nós para atrapalhar.
ResponderEliminarParabéns e obrigada por este excelente trabalho.
Stela Pena
Trajinha.... Que saudades...
ResponderEliminarEmbora distante jamais por mim sera esquecida.
Queridos AVOZINHOS, AVO CONCEICAO E AVO FRANCISCO PARA SEMPRE NO MEU CORACAO...
Um sopro de vento...
Um raio de sol...
lembrancas... Recordaccoes...
Minha Terrinha onde vivi quando pequenina...
Ana Paula
bom trabalho.gostamos muito.abraco.daniel e tania
ResponderEliminarè com grande satisfação que vejo a Nossa Terrinha na Net.
ResponderEliminarVictor obrigado por teres tido este teu trabalho, que dá a conhecere e a recordar a Mais linda Aldeia do Mundo. è nossa.
Jose Julio "Freches"