sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O Vinho Caseiro.



O VINHO

- Estamos em pleno tempo de vindimas e esta imagem repete-se por todo o concelho, pois há que ter as pipas (tonéis)preparadas e devidamente lavadas e "embuchadas"(este termo significa nem mais nem menos que borrifar com água a madeira do mesmo, vários dias para a madeira “embuchar”, para que ao encher-se de vinho este não verta), para receber o vinho novo que irá "estagiar" (este termo significa nem mais nem menos, que o vinho vai ficar ali até perder os açúcares naturais, para se poder depois beber), pelo menos, até ao S.Martinho numa boa pipa, pipo ou tonel de madeira de carvalho ou castanho. Vinho que irá fazer companhia às refeições e delícia de quem o trabalhou.


Provérbio Popular
(Dia de São Martinho vai-se à adega e provasse o vinho)


Estou a falar do vinho à lavrador, "pinga" que ainda se faz de modo artesanal sem qualquer enólogo (oficial) ou especialista (oficial) por perto com tratamentos milagrosos de sabores, mas feito por verdadeiros especialistas artesanais, desde o cuidar, podar, estrumar, sulfatar, enxofrar e tratar da vinha, ao vindimar, ao tirar os podres, ao (esmagar) e pisar as uvas num lagar de pedra, à espera do levantar seguido do ritual de baixar o bagaço, o espremer do bagaço e o envasilhar na pipa. É um demorado e cuidadoso processo que vai ser saboreado copo-a-copo durante todo o ano, numa mesa da Beira Alta e portuguesa, com certeza e, claro, dado a provar ou a beber com todo o orgulho aos familiares, amigos e visitas. Por isso, se for de visita à minha aldeia e lhe oferecerem um copo, aceite-o, porque é oferecido com o orgulho mas também o carinho de quem o trabalhou e pode ter a certeza que vai beber uma boa "pinga" do lavrador.

PROCESSO DO VINHO À LAVRADOR

- Na vindima seleccionam-se as melhores uvas (as melhores castas e as mais maduras), levam-se para o lagar que é feito em pedra ou cimento. As uvas são esmagadas com a ajuda de um esmagador manual ou eléctrico, com a ajuda de forquilha, compassa-se o bagaço pelo lagar e deixa-se fermentar 8 dias. Sendo batido ou pisado diariamente várias vezes por dia. Passados os 8 dias e o vinho ter fervido (fermentado) está pronto para se tirar para os tonéis feitos de madeira (carvalho ou castanho) ficando aí até perder o doce. Por fim em Março ou Abril tira-se da "mãe", mudando-o para outro tonel ficando aí até ao consumo final.


A aguardente "Bagaço"

- Após a feitura do vinho, ainda há mais para aproveitar daquilo que restou das uvas. Por isso, depois de retirado o vinho para os pipos, o bagaço é levado para os alambiques para fazer a aguardente.
Este líquido serve muitas vezes de "mata-bicho" dos homens e é utilizado com fins terapêuticos: serve de desinfectante substituindo o álcool, de digestivo após as refeições, para aliviar a dor de dentes e no tratamento de constipações, quando aliada ao limão e ao mel no chamado "champorrião".

- O alambique é um pequeno edifício onde existe uma espécie de fogão a lenha feito em cimento ladeado por um tanque, ambos fixos. Existe também uma parte móvel formada por uma caldeira e uma serpentina feitas em cobre.

A caldeira com o bagaço coloca-se por cima da lenha a arder. Com o aquecimento, começam a libertar-se vapores que se espalham pela serpentina. Esta está submersa no tanque cheio de água fria. Em contacto com ela, dá-se a condensação do vapor que passa para o estado líquido e vai sair por um tubo, caindo para dentro de um recipiente. É a aguardente vinícola, um produto alcoólico que resulta da destilação do bagaço de uva fermentado.

- Durante este processo tem que haver alguma atenção por parte das pessoas que estão a fazer a aguardente. A água do tanque por onde passa a serpentina tem que ser renovada frequentemente, pois vai aquecendo e provocando a paragem na condensação; a chama da fogueira também tem que ser controlada pois se for muito forte a aguardente sai com um gosto desagradável a queimado; o teor alcoólico também tem que ser vigiado pois a certa altura o líquido que sai já tem fraco sabor.

Provérbio Popular
(Tabaco e aguardente transformam os sãos em doentes.)


Sem comentários:

Enviar um comentário