quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Frades ou Tortulhos

Viver no campo, perto da ruralidade, é simplesmente fabuloso, porque a natureza vai-nos compensando. O Outono é a estação dos cogumelos, e para quem os conhece, pode facilmente recolher uma bela entrada para o jantar.

Estes são conhecidos por "Frades", por se encontrarem aos pares, mas também são conhecidos por "Tortulhos", "Rocos", "Púcara", "Marifusas" etc. É um dos cogumelos mais recolhidos em Portugal, e deve-se à sua abundância e à facilidade no seu reconhecimento, o que faz com que muitas pessoas se fiquem pela recolha desta única espécie. Na apanha de cogumelos todo o cuidado é pouco, o erro na escolha pode ter consequências graves. Em caso de dúvida o melhor é não arriscar.

Estes "Frades" ou "Tortulhos" podem ser cozinhados de várias formas, mas o mais usual é grelhado nas brasas depois de serem temperados com um pouco de sal e um fio de azeite.

Experimentem que é muito bom!


Macrolepiota procera ou Lepiota procera, conhecido pelo vulgo por "Frade" e "tortulho" é o maior dos cogumelos comestíveis. Apresenta um pé alto cilíndrico e próximo do chapéu apresenta um anel bem destacado. O chapéu é largo com cerca de 30 cm de diâmetro, enquanto o pé atinge com frequência os 40 cm. Todo ele é de uma cor castanha suave, apresentando o chapéu umas protuberâncias de uma cor ligeiramente mais escura. Aparece a partir dos fins do Verão prolongando-se até ao Outono desde o Alentejo a Trás-os-Montes quer junto às giestas e tojos quer no meio das vinhas e soutos.

Arroz de tortulhos

Ingredientes:

tortulhos q.b.
2 col sopa de azeite
1 cebola
2 alhos
sal e pimenta q.b.
1 tomate ou polpa
arroz

Preparação:

Quando se apanham os tortulhos devem cortar-se aos pedaços retirando as partes que já não estão boas para comer, devem ficar como está na primeira imagem.
Lavam-se muito bem com água quente para retirar o resto de terra que ainda possam conter.
Só se lavam quando for para cozinhar.
Refogar a cebola e o alho em azeite.
Juntar o tomate e depois de tudo desfeito triturar caso se queira o molho mais lisinho.
Acrescentar os tortulhos.
Eles largam bastante água por isso convém deixar cozinhar um bocado.
Temperar de sal e pimenta.
Juntar a água necessária e quando esta levantar fervura acrescentar o arroz.
Pode-se comer assim apenas ou acompanhar com carne grelhada.

Sem comentários:

Enviar um comentário