quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Míscaros

Caros amigos(as).
Saberão V. Exas. o que é um míscaro? Com certeza que sim.
Curioso nome, não acham? E sabe bem dizer...Míscaro.
Divaguemos, então, sobre esta magnífica oferenda da Mãe Natureza.
Um míscaro é um cogumelo. Mas não é um cogumelo qualquer. Encontra-se nos pinhais frios e húmidos do interior norte português e nas matas arenosas do litoral.

Há quem atribua o nome de míscaro aos cogumelos brancos que usualmente encontramos nos supermercados. Mas o verdadeiro míscaro é amarelo e desponta qual ave recém-nascida do seu leito húmido, aconchegado por musgos verdes e caruma molhada. A racha que origina no solo o seu despontar é uma maravilha da natureza. É deveras espantosa a sensação de descoberta de um míscaro, o delicado desviar das folhas mortas, a raspagem da terra em seu redor, a introdução delicada do objecto pontiagudo evitando ferir o cogumelo. Deve-se escolher apenas os exemplares mais jovens pois os mais velhos são impróprios para o consumo. Alguns são venenosos, não se devendo por isso arriscar o seu consumo sem conhecimento prévio das suas características.


Hoje lembrei-me, com saudade, do tempo em que eu e os meus irmãos íamos aos pinhais, munidos duma pequena cesta e nos divertíamos nos pinhais à procura de pequenos cogumelos amarelos, conhecidos por míscaros.
Em jeito de competição, cada um de nós delimitava o espaço a explorar e revolvíamos a caruma que cobria o chão entre os pinheiros e era vê-los, quase sempre em pequenos magotes, a brotar da terra!!!
Com eles, a minha mãe preparava um óptimo guisado que era de comer e chorar por mais.

Míscaros à Moda da Beira Alta

Ingredientes:

2 kg de míscaros
1,5 dl de azeite
2 dentes de alho
sal
pimenta

Confecção:

Sacodem-se muito bem os míscaros, escolhem-se cuidadosamente e lavam-se muito bem.
A última água não deve ter qualquer vestígio de terra ou de areia.
Escorrem-se os míscaros e cortam-se ao meio.
Numa frigideira aquece-se o azeite e estala-se aí o alho.
Juntam-se os míscaros, temperam-se com sal e pimenta e deixam-se fritar lentamente até ficarem bem escuros, mas não secos.

Arroz de Míscaros

Ingredientes:

2 Kg de míscaros
1 Salpicão médio
400 g de arroz
50 g de margarina
4 dentes de alho
1 dl de azeite
1 l de água
1 cebola
1 cubo de caldo de galinha
Salsa picada, sal e pimenta q.b.

Preparação:
Comece por lavar muito bem os míscaros para lhes tirar toda a areia.
Num tacho de ferro ou de barro, coloque o azeite, a margarina e os alhos esmagados e deixe ao lume até estes estalarem. Junte a cebola picada e deixe cozer suavemente até esta estar macia. De seguida, adicione o salpicão cortado em cubos. Aumente um pouco o calor e deixe alourar bem a cebola. Introduza o arroz e os míscaros e vá mexendo para que o arroz absorva a gordura. Regue com a água a ferver e adicione o cubo de caldo de galinha. Tempere com pimenta e rectifique o sal.
No forno já quente, introduza o tacho e deixe cozer durante 15 minutos.
Findo este tempo, sirva polvilhando com salsa picada.



Cuidado com os cogumelos se não tens a certeza não os comas.

Sem comentários:

Enviar um comentário