quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Banda Jackpot - Um Fenómeno Musical

Banda Jackpot. Quem São eles!!!!!!!!!!!!

A Banda Jackpot é o Maior grupo musical do Distrito da Guarda e arredores.
Banda esta que anima as noites dos jovens e não só. Alguns elementos deste grupo fizeram parte do Duo musical “POLY – STAR”. Quem não se lembra deles?
Para os mais esquecidos vamos recuar 10 anos no tempo. Foi a 19 de Agosto do ano 2000, que eles actuaram pela última vez na nossa terra. Isto foi na última festa realizada na aldeia.
http://trajinha-sempre-no-coracao.blogspot.com/2010/07/agosto-mes-das-festas-e-dos-emigrantes.html

Duo este que eu vi actuar pela 1ª vez na localidade de Aldeia Rica, isto já foi à uns bons anos. Desde esse dia nunca mais perdi (ou tentei) não perder baile nenhum.
Já nessa altura (como hoje) traziam multidões de jovens atrás deles. Já na altura faziam parte o Sr. Tony (Guitarra) Pedro (Teclas e Voz) e Diana (voz).

PEDRO & DIANA são dois irmãos que cresceram a ouvir o pai cantar e vem daí o seu interesse pela música.
Pedro, como irmão mais velho, começou mais cedo a tocar, fazendo-o desde pequenino. A Diana demonstrou a sua paixão pela música também desde pequena, em que qualquer objecto servia de microfone que arrastava consigo sempre de um lado para o outro a cantar.


Pedro começou por incentivar a Diana a cantar enquanto ele tocava e por brincadeira assim começaram a tocar e cantar juntos, até que mais tarde foram convidados para cantar e animar uma festa sendo esta a origem do primeiro grupo formado pelos dois irmãos que o apelidaram de “POLY – STAR”. Desde então não pararam mais, cantaram e animaram centenas de festas na zona da Guarda durante cerca de 6 anos, até que numa dessas festas que participavam, aquele que veio a ser o produtor da dupla PEDRO & DIANA, de seu nome José Félix, ouviu os “POLY – STAR” e gostou do que ouviu, convidando-os posteriormente para fazerem parte dos “TABU” que iria a ser formado pelo Pedro, Diana e Roger. Esta nova etapa, abraçada pelos dois irmãos viria a ser o seu primeiro contacto a nível profissional com a música onde adquiriram experiência para enfrentar um público de maiores dimensões e mais exigente.

Em 2001, gravaram o 1º CD que teve bastante êxito, dando assim continuidade para o ano de 2002 em que lançaram o 2º CD. Estes dois CD´s tiveram uma boa aceitação por parte do público por ter uma mistura de vários estilos musicais e fizeram com que percorressem Portugal de norte a sul e visitassem as comunidades Portuguesas do Luxemburgo, Suíça, França, Macau, etc.

Em 2003, Pedro e Diana juntamente com o produtor resolveram dissolver os “TABU” e ficares sós como sempre o fizeram desde crianças. Gravaram um novo CD, com estilo de música diferente onde permaneceu a animação, com maior elaboração, mais maduro, gravado com instrumentos musicais ao vivo etc.…Nesta nova fase, os dois irmãos tiveram um ano bastante agradável novamente com espectáculos por todo o país e estrangeiro, bem como experiências novas, como por exemplo a gravação de uns temas lindíssimos gravados em conjunto com as “TAYTI” dedicados a todas as mamãs, papás e também ao Natal.
Em 2004, como todos os anos, PEDRO & DIANA lançam mais um CD, este último intitulado “10 Beijos”.



Em 2005 lancaram a Banda Jackpo, banda esta que viria mudar as noites de Fim-de-Semana.
Já passaram 5 anos! Agora venham mais 5.


Para onde fossem os “POLY – STAR” “TABU” ou o PEDRO & DIANA, lá íamos nós atrás, como acontece hoje com a Banda Jackpot.
Pois é hoje em dia um fim-de-semana sem Banda Jackpot, já não é fim-de-semana.•
Eu pessoalmente por motivos profissionais já não os acompanho como gostaria.
Sempre que posso acompanho a Banda.
Quando não posso vejo as novidades através do site
http://www.bandajackpot.com/

O Que Dizem os Midia:

Jovens seguem grupo Jackpot para todo o lado.

Chama-se Jackpot, mas não dá milhões. Dá sim chupa-chupas durante o espectáculo e muita música para dançar. Trata-se nada mais, nada menos do grupo de baile do momento.•
É quase caso para dizer que não há Festa ou Romaria que se preze se não tiver a actuação do Grupo Jackpot, da Guarda. Caracterizado por muitos dos seus fãs como “o fenómeno musical do momento”, o grupo de baile Jackpot tem vindo a ganhar cada vez mais seguidores. O termo é mesmo este, uma vez que muitos dos fãs não perdem um concerto da Banda desde que começou, há precisamente cinco anos.

“Temos pessoas que se conheceram nos espectáculos, já casaram entretanto e tiveram filhos”, explica Pedro Monteiro, teclista e vocalista do Jackpot. Reconhece a popularidade do Grupo, mas ao certo não sabe dizer qual a razão de todo este sucesso. “Reconhecemos muitas caras que nos acompanham por todo o lado e são todos muito jovens, talvez seja esta uma das razões”, afirma. Quando o Jackpot sobe ao palco, é sempre sinónimo de casa (praça) cheia. Diana Monteiro, a cara mais conhecida da banda, admira esta “dedicação dos admiradores” e afirma até “eu não sei se faria isso por uma banda que gostasse”.


O Grupo procura inovar em cada espectáculo e também estar actualizado no que se refere às músicas apresentadas, bem como ao material necessário para que o espectáculo seja um sucesso. “Como somos repetentes, ano após ano, em muitas localidades e para que as pessoas não se fartem de nós (risos), tentamos fazer diferente de ano para ano”. Diferente também o facto de a Banda já ter habituado os seus fãs a distribuir chupa-chupas durante o espectáculo. “Começou por uma brincadeira, já tentámos acabar, mas fomos logo questionados sobre isso e portanto temos de continuar a adoçar o nosso público”, explicou Diana Monteiro.


Apesar de muito requisitados, Diana e Pedro, não têm manias de vedetas e dizem que a única coisa que exigem da organização é um bom palco e um eficaz sistema de energia. “Temos o cuidado em exigir o necessário para um bom espectáculo”, explica o vocalista. Tal como nas equipas de futebol e como forma de unir o grupo, antes da subida ao palco, a Banda faz ‘o grito de guerra’ dizendo bem alto Jackpot.

O Grupo celebra este ano cinco anos de existência, os mesmos que tem o concurso do Euromilhões e daí resulta o nome escolhido. “Tudo começou com uma brincadeira, uma vez que os ensaios aconteciam à sexta-feira, no dia em que acontecia o sorteio, e nós perguntávamos há jackpot, e assim acabou por ficar o nome e penso que resultou”, explicou Diana Monteiro.

Para Pedro Monteiro, os jovens começaram a olhar para ‘os bailaricos’ de outra forma. “Pensavam que o baile era só para pessoas de idade e então foi-se perdendo esse interesse. Acredito que nós temos ajudado a inverter essa ideia, e uns jovens chamam outros, tornando-se uma bola de neve, que faz com que muita gente jovem esteja nos nossos espectáculos”, refere Pedro Monteiro.

Jovens trocam Lisboa pela Guarda

Diana e Pedro Monteiro são vocalistas no grupo de baile Jackpot e com eles em palco está também o pai, guitarrista na banda. Aliás, foi pela mão dele que os dois irmãos deram os primeiros passos na música e também na formação deste grupo de baile. “Em cima do palco dá-se um encontro de gerações”, explica Diana Monteiro que acrescenta “temos pessoas dos 27 aos 60”. Pode-se dizer que este é um projecto familiar, já que a mãe é quem tira as fotos que muitos dos fãs vêem no site. Para além dos laços de sangue, o grupo funciona, ele próprio, como uma grande família.

Recorde-se que Diana e Pedro fizeram parte de um duo musical, Poly-Star, para passados cinco anos criarem os Tabu, tendo chegado mesmo a gravar um CD. Por esta altura Pedro e Diana andavam por todos ao País e também pelo estrangeiro, onde havia comunidades de emigrantes portugueses. “Foi uma altura em que aprendemos muito, conhecemos muita gente, e podemos dizer que foi a nossa escola, mas também ajudou-nos a decidir o que queríamos para o futuro”, refere Pedro Monteiro.


Os cursos superiores, que ambos frequentavam, estavam a terminar e era altura de fazer “opção de vida”. Ambos concordaram em apostar nos cursos e fazer da música um hobby. Assim tem sido com o Jackpot e os dois dizem não estar arrependidos da escolha. “Sabemos o que é viver na capital e para ter uma carreira musical profissional teríamos de nos mudar para lá e nós gostamos muito da Guarda e somos mais felizes assim”, confessam. Ao contrário de muitos jovens, Diana e Pedro preferiram não deixar a Guarda, onde continuam a fazer o que mais gostam, a música’.

Espectáculos são reservados de ano para ano

Até ao final do ano o grupo Jackpot tem já os fins-de-semana todos ocupados. Durante os meses de Verão chegam a ter três a quatro actuações por semana, no resto do ano, a banda actua ao sábado. Conhecem o Distrito como ninguém, mas recordam que só nestes dois últimos anos, o concelho que consideram seu, o da Guarda, despertou para o fenómeno Jackpot. Embora gostando de actuar em todos os locais, Diana confessa ter um carinho especial pela Guarda, uma vez que é aqui que residem já há mais de uma década. Sobem ao palco seis músicos e duas bailarinas, mas a equipa é mais vasta, entre técnicos de som e luzes.

Apesar de esta actividade ser encarada por todos como um hobby, o trabalho é feito, segundo Pedro Monteiro, com muita exigência e profissionalismo.

Sobre o futuro, Diana Monteiro, lembra que ao longo da sua vida, sempre que um projecto faz cinco anos, algo muda, mas espera que com o Jackpot essa mudança signifique uma evolução maior e não o final do projecto. “O Grupo está de boa saúde e recomenda-se” afirma.
In Jornal nova guarda


Segue o Link abaixo para visualizar alguns videos:
http://www.youtube.com/user/jackpotodependente#p/a/u/1/h-ZpMyE0ZzY


Sem comentários:

Enviar um comentário